Prefeitura faz vistoria diária e serviços preventivos em vicinais para melhorar atendimento de transporte público na área rural
Trabalho feito em parceria entre as secretarias de Mobilidade e Serviços Urbanos tem tornado itinerários mais rápidos, seguros e confortáveis para os passageiros
Os passageiros de quatro das principais linhas de ônibus rurais de Mogi das Cruzes estão chegando aos seus destinos mais rapidamente, com mais conforto e menos intercorrências. Este é o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde o início de janeiro pela Prefeitura para melhorar o atendimento de transporte público nas áreas mais afastadas do centro urbano.
Como a maioria das vias por onde passam os coletivos é vicinal (de terra), é comum que as chuvas e outros fenômenos da natureza alterem a sua topografia, causando desnivelamentos, interferência da vegetação e imprevistos que podem, não só mudar o tempo do trajeto, mas também causar quebra de veículos, trepidações, entre outros incidentes.
“Passamos a vistoriar diariamente estas estradas para garantir que elas estejam em boas condições para a passagem de todos os veículos, mas, em especial, dos coletivos, porque muitos moradores dependem deles para irem e voltarem de seus compromissos. Nosso cuidado está desde a parte interna dos ônibus, com limpeza e manutenção, até o cumprimento de horários e itinerários, atendimento do motorista e dos fiscais aos usuários e tudo o que envolve o transporte público de Mogi”, explica Felício Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.
A equipe da Secretaria de Mobilidade e Trânsito faz a vistoria e passa as melhorias necessárias à Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, que atende prontamente com os serviços de limpeza, drenagem (desobstrução de valetas, córregos e galerias), nivelamento e cascalhamento.
As vias beneficiadas pela medida preventiva fazem parte dos itinerários das linhas municipais E491 (Vila Hilário), E492 (Bairro São João/Estrada Katsuji Kitagushi), E493 (Cocuera) e E494 (Granja Nagao).
No total, 40,7 quilômetros de estradas passaram pela vistoria com foco no transporte público e seguirão na rotina das pastas para mantê-las em boas condições de uso, como a estrada Gunroku Suenaga (Yamashita), Takaoka, Ramal Ueda, Katsuj Kitagushi, Ken Saito, Estrada do Batista, Estrada do Luciano, Estrada do Shida, Estrada do Capixinga e Ichiro Konno.
“O principal objetivo é identificar possíveis problemas nestas vias, como obstáculos, vegetação projetada, como podemos melhorar a sinalização dos pontos de ônibus, entre outros detalhes que fazem a diferença na operação e no atendimento”, conclui Kamiyama.
A população pode passar informações e fazer solicitações à Secretaria de Mobilidade pelo telefone 0800 773 0194.
Comentários (0)