cover
Tocando Agora:

Mogi das Cruzes é sede da 36ª edição do Planetary Congress, com astronautas de 20 países

Evento acontece pela primeira vez no Brasil e debate inteligência artificial e tecnologia; Prefeito em exercício, Teo Cusatis, participou do Congresso

Mogi das Cruzes é sede da 36ª edição do Planetary Congress, com astronautas de 20 países
Foto: Divulgação/PMMC

Mogi das Cruzes é sede do 36º Planetary Congress, evento internacional que reúne 70 astronautas de 20 países. É a primeira vez que o Brasil sedia o encontro, que desta vez traz o tema inteligência artificial e tecnologia. A abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira (03/11), no Club Med Paradise, e contou com a presença do prefeito em exercício, Teo Cusatis, do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto e do presidente da Câmara de Mogi, Francimario Vieira, o Farofa.


O evento acontece até o dia 7 de novembro, no Club Med. O anfitrião do Planetary Congress, neste ano, é o senador e astronauta brasileiro Marcos Pontes. Entre os temas debatidos nesta segunda-feira, destacou-se o Programa Espacial Brasileiro e tecnologia desenvolvida, investimentos com o satélite brasileiro Amazonia 1 e clima espacial, com representes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); ações da Agência Espacial Brasileira, com o presidente Marco Antônio Chamon; atuação do Comando da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


É um orgulho para Mogi das Cruzes sediar este evento internacional, que reúne grandes autoridades do setor aéreo, para debater tecnologia e avanços na exploração espacial. Mais de 100 profissionais reunidos, 20 países representados. É um evento organizado não só para especialistas, mas também para estudantes e profissionais interessados no tema. Com certeza é uma grande oportunidade e um momento de aprendizado, onde pudemos inserir novamente a nossa cidade em posição de destaque”, afirmou o prefeito em exercício.


Durante os cinco dias de evento, o astronauta Marcos Pontes recebe especialistas e exploradores espaciais de diversas partes do mundo, além de participar de palestras e painéis sobre ciência, tecnologia e exploração do espaço, reforçando o protagonismo do Brasil no setor aeroespacial.


Desde pequeno eu tinha um sonho e minha mãe dizia: acredite, lute, trabalhe muito e persevere. Eu consegui e o Brasil pode muito, temos muito potencial. Aqui, neste Congresso, a proposta é aproximar a ciência da sociedade, promovendo palestras, oficinas e atividades interativas voltadas não só para os participantes que são especialistas, mas também para jovens e público geral interessado em carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, convida o senador.

Comentários (0)