cover
Tocando Agora:

Parceria garante tatuagem para mulheres que fizeram mastectomia

Iniciativa do ‘Outubro Rosa’ em Suzano oferece reconstrução de aréola e camuflagem de cicatrizes gratuitamente para pacientes oncológicas

Parceria garante tatuagem para mulheres que fizeram mastectomia
Foto: Divulgação/ Luana Bergamini/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, firmou uma parceria inédita para oferecer tatuagens de reconstrução de aréola e camuflagem de cicatrizes a mulheres que passaram por mastectomia. A iniciativa, lançada neste mês em alusão ao “Outubro Rosa”, visa promover autoestima e bem-estar para pacientes que realizaram o procedimento.


O procedimento pode ser feito somente após seis meses da realização da cirurgia de mastectomia total ou parcial, é preciso também da liberação médica do oncologista. A expectativa é atender duas mulheres por semana. Para participar, as interessadas devem comparecer ao Fundo Social de Solidariedade com documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, além de preencher a ficha de inscrição. O Fundo Social fica responsável por encaminhar os casos para o Studio do tatuador Rodrigo Borges, localizado na avenida Mogi das Cruzes, 474, no bairro Parque Suzano.


Comecei a me interessar mais sobre a causa ao acompanhar, junto com minha esposa, um período do processo de cicatrização dela. Pude perceber o quanto a cicatriz afetava seu conforto e autoestima. Estudei sobre o tema e notei que muitas mulheres se sentiam constrangidas com as marcas da cirurgia. Com meu trabalho artístico, percebi que poderia devolver não apenas um sorriso, mas a autoconfiança delas. Foi assim que me sensibilizei e iniciei esse trabalho solidário, sem custo algum, especialmente nesta época do ‘Outubro Rosa’, quando se fala sobre câncer de mama e a importância de resgatar autoestima e alegria”, explicou Borges, idealizador do projeto.


A mastectomia, embora seja um procedimento essencial no tratamento do câncer de mama, pode deixar profundas marcas físicas e emocionais nas mulheres. Além da perda parcial ou total das mamas - símbolo de feminilidade e identidade para muitas -, o processo cirúrgico costuma resultar em cicatrizes visíveis, assimetrias corporais e ausência da aréola, o que pode afetar a autoimagem e a confiança pessoal.


O impacto psicológico é significativo: muitas relatam sentimentos de tristeza, insegurança e até rejeição do próprio corpo durante o período de recuperação. Por isso, ações que promovem a reconstrução estética e o resgate da autoestima se tornam fundamentais na reabilitação dessas mulheres.


O secretário de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, destacou a relevância do programa. “Essa ação é uma extensão do cuidado que oferecemos às pacientes oncológicas. A mastectomia impacta não apenas fisicamente, mas emocionalmente, e proporcionar uma reconstrução estética, mesmo que por tatuagem, é uma forma de apoiar a autoestima e a reintegração da mulher à sua rotina de maneira mais confiante e acolhedora”, disse.


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi, reforçou a importância do projeto. “Nosso papel é oferecer ferramentas e oportunidades que promovam o bem-estar. Essa parceria com o Rodrigo Borges e a Secretaria de Saúde é uma iniciativa que vai além da estética, pois trata de saúde emocional e valorização pessoal. Estamos muito felizes em viabilizar esse projeto, especialmente durante o ‘Outubro Rosa’, mês dedicado à prevenção e à conscientização sobre o câncer de mama”, afirmou.


Comentários (0)