ServeStream Clique aqui para navegar no site
ServeStream Clique aqui para navegar no site
Ouvindo Agora:

Museus de Mogi terão programação especial a partir desta sexta

250315-casarao-carmo-int

Os museus de Mogi das Cruzes terão uma programação especial e exposições a partir desta sexta-feira (20) para comemorar a Semana Nacional dos Museus. As atividades vão ser realizadas nos museus Guiomar Pinheiro Franco, Visconde de Mauá e no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos.

As exposições comemorativas começam nesta sexta e terão como tema “Museus e Paisagens Culturais”. Em Mogi, o responsável pela Divisão de Museus da Secretaria de Cultura, Roberto Lemes Cardoso, explica que esses itens podem ser vistos nos prédios históricos, na culinária, artesanato, música e dança, além das diversas festas populares, que permeiam o calendário cultural, religioso e folclórico do município ao longo de todo o ano. Por isso, os museus locais terão uma programação especial, em reverência e alusão a estes elementos.

O museu Visconde de Mauá, que fica dentro do Casarão do Carmo, vai expor algumas das festas populares de Mogi das cruzes, como a Festa do Divino Espírito Santo, a dança de São Gonçalo, além das congadas.

Já no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o público poderá conhecer alguns dos edifícios históricos que representam e remontam à história da cidade.

A culinária e o artesanato produzido em Mogi será o tema da exposição que o Museu Guiomar Pinheiro Franco vai receber. No Parque Centenário os visitantes poderão conhecer um pouco da história das festas do Akimatsuri e o Furusato Matsuri, duas tradicionais expressões da cultura japonesa. O espaço destinado a essas exposições é o Centro de Exposições Cidades Irmãs.

Os horários de visitação variam de acordo com o funcionamento de cada museu (confira abaixo a relação dos horários de cada museu).

Museu Virtual
Além disso, a sexta-feira marca o início do Museu Virtual, que vai reunir informações no site da Secretaria de Cultura sobre as peças que compõem o acervo dos museus da cidade vão ser disponibilizadas no site da Secretaria Municipal de Cultura. Para isso, foi feito um trabalho de catalogação dos itens que compõem o acervo dos museus da cidade. O site receberá informações gradualmente.

“Este é um projeto que se inicia agora e ficará em caráter permanente. A ideia é disponibilizar informações sobre os museus da cidade de forma mais rápida e fácil para as pessoas e também instigá-las a conhecer os nossos museus”, destaca Cardoso.

Mais informações pelo telefone 4798-6912

Horários de visita:
- Museu Guiomar Pinheiro Franco: terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Museu Visconde de Mauá: terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos: terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Centro de Exposições Cidades Irmãs: todos os dias, das 7h às 18h

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Tags

Agenda

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« fev    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031